O período de alta temporada acontece ao longo de todo o ano, de acordo com cada região e também com a influência das estações. A alta temporada beneficia a cidade, o estado, o comércio e as atrações locais, mas, principalmente, os meios de hospedagens.
A alta temporada é o período onde determinado lugar e/ou região recebe mais visitantes em determinadas épocas do ano. Esse aumento no fluxo deve-se às particularidades e características que cada local tem a oferecer em determinadas épocas do ano.
Todo esse movimento é ideal para aumentar o faturamento do meio de hospedagem, e uma oportunidade incrível para fidelizar os hóspedes, com um atendimento diferenciado e personalizado.
E justamente por esse aumento significativo de hóspedes, o meio de hospedagem deve estar preparado para toda eventualidade que possa vir a acontecer, sem que interfira na qualidade do serviço prestado e no bem-estar do seu hóspede.
Por isso, separamos algumas dicas, para que essa preparação se torne mais fácil. Confira!
Leia também: Como escolher fornecedores de enxoval para hotelaria?
O que é a alta temporada?
Alta temporada é um termo utilizado no ramo hoteleiro e turístico para nomear o período no qual há um volume acima da média, tanto em meios de hospedagens, como em atrações turísticas.
O período de alta temporada acontece várias vezes ao longo do ano, pois sofre influência de vários fatores, tais como férias escolares, coletivas, festas populares, e claro, estações do ano. Para destinos fora do país, até mesmo a cotação da moeda é considerada.
Quando começa a alta temporada no Brasil?
No Brasil, todas as regiões se beneficiam com a alta temporada ao longo do ano. Isso por nosso país ser de clima subtropical, e essa incrível característica nos permite aproveitar o que há de melhor em cada região, em diferentes momentos.
A alta temporada em todo o país acontece nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, isso porque é o período que coincide com as festas de fim de ano, férias escolares e coletivas, o que impulsiona demais o turismo.
Contudo, dependendo da região, pode-se ainda aproveitar a alta temporada em diferentes estações, e com atrativos diferentes em cada época. Por exemplo, a região Sul, em que é possível curtir o frio da serra no inverno, e as belas praias no verão, movimentando assim um grande volume de turistas o ano inteiro.
Leia também: Por que utilizar capa de edredom?
Quando é a alta e baixa temporada?
O Brasil é um país de clima tropical, repleto de belas praias, fazendo com que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro sejam considerados os meses de alta temporada, em todo o país, justamente porque coincide com as festas de fim do ano, férias escolares e coletivas.
No Brasil temos alta temporada nesses meses em todas as regiões, permitindo o turista curtir o frio da serra ou as praias das regiões litorâneas.
Porém, a região do nordeste, por exemplo, continua recebendo turistas o ano inteiro, principalmente por ser o período em que é mais fácil conseguir disponibilidade nos melhores hotéis e resorts com condições facilitadas. Já o mês de junho costuma ser um mês excelente para a hotelaria e o turismo, devido à região realizar as tradicionais festas juninas.
Já nas regiões de serra, a alta temporada é entre os meses de maio e agosto, por conta das temperaturas mais amenas.
Esse grande movimento da alta temporada no Brasil reflete em muitos aspectos, mas o turístico e o econômico são os que mais se destacam.
Além de beneficiar o desenvolvimento das localidades que não têm um grande movimento de turistas, mas que por estarem próximas a grandes balneários ou serras, acabam recebendo um grande número de turistas. Isso porque muitas vezes a cidade mais conhecida não comporta todo o fluxo, ou porque o hóspede decidiu ir para determinado local muito em cima da hora, ou até mesmo para conhecer novos lugares, e ter diferentes experiências.
Ou seja, todo esse movimento traz a necessidade de todos estarem preparados para esse período.
Por que preparar sua acomodação para alta temporada?
A alta temporada é o momento no qual os meios de hospedagem recebem um número maior de hóspedes. Nesse sentido, dificilmente um quarto ficará vago por muito tempo.
Contudo, caso a hospedagem não esteja preparada para esse maior fluxo de hóspedes, pode perder clientes por falta de qualidade na entrega dos serviços oferecidos, e perder a única chance de fidelizar esse hóspede.
É fundamental o meio de hospedagem estar preparado para receber e atender seus hóspedes com excelência em sua lotação máxima.
Por nem sempre estarem em lotação máxima, muitos estabelecimentos acham que não precisam se preparar para esse momento. E quando chega um grupo que não estava sendo esperado ou aumenta o fluxo de reservas, começam a surgir problemas, que muitas vezes quem está ali não sabe como resolver.
Isso impacta na qualidade do serviço que está sendo oferecido, impacta no desempenho da equipe que não sabe o que fazer primeiro, mas principalmente, esse estabelecimento deixa de ser um bom anfitrião.
Como preparar o meio de hospedagem para a alta temporada?
Confira as dicas da Profitel para preparar o seu hotel para a alta temporada!
Prepare a equipe do hotel
A sua equipe é fundamental para o sucesso do seu meio de hospedagem, principalmente quando o fluxo de hóspedes é maior, como na alta temporada.
Treine e instrua sua equipe, veja se há necessidade de novas contratações, e alinhe sua equipe para atingir a excelência. Defina os processos, e deixe claro o que se espera que seja feito, com todos alinhados e sabendo o que deve ser feito torna tudo mais fácil.
Se você recebe hóspedes de outras nacionalidades, você precisa ter alguém para auxiliar esse hóspede com segurança e clareza.
Tenha parceiros de todos os segmentos pré-contatados, se ocorrer algum imprevisto, você e sua equipe devem saber a quem recorrer. Manter relacionamento com quem pode lhe ajudar a resolver problemas é fundamental, e poupa muito tempo!
Leia também: Manta de microfibra fleece ou flannel: qual escolher?
Faça melhorias nas acomodações
O período antes da alta temporada deve ser utilizado para avaliar de perto as melhorias que precisam ser feitas nas acomodações, nos eletrodomésticos e áreas comuns.
Por exemplo, não deixe a manutenção do ar-condicionado para depois, aproveite o período de baixa, faça orçamentos com calma, e se precisar repor algum equipamento você ainda tem tempo hábil, e não precisa sair correndo e comprar o único que tem na loja a disposição, pelo preço mais caro.
Por mais que se pense o oposto, o valor investido em manutenção e prevenção é muito menor do que você ter que fazer compras de última hora, por não se preparar e planejar.
Confira se seu enxoval está em dia, como roupas de cama casal, se precisar repor, faça uma lista e evite compras de produtos desnecessários.
Seu estoque de shampoo e sabonetes está em dia, para que você não fique sem?
Para saber o que está em desacordo, leia as suas avaliações nos sites utilizados para reservas, se tem uma caixinha de sugestões, avalie com carinho o que os hóspedes dizem sobre o estabelecimento.
É o cliente quem tem propriedade para dizer o que pode ser melhorado, afinal ele viveu a experiência que você ofereceu a ele.
Adquira enxoval para hotel extra
A alta temporada, como mencionado anteriormente, impacta em todos os setores, e, além disso, os seus prestadores de serviço não vão estar apenas com a sua necessidade, mas sim com a demanda de todos os clientes.
Imagina só, na sua cidade tem uma lavanderia que atende grande parte dos meios de hospedagem, e todos eles estarão com uma demanda acima do comum. A chance da lavanderia ter algum problema com a entrega e/ou recolhimento do seu material, deve ser avaliada.
Isso porque além da demanda de todos os meios de hospedagem terem aumentado, o fluxo da cidade também mudou, o trânsito fica mais pesado e consequentemente mais demorado. E se a lavanderia atrasar em 1 dia a entrega e/ou recolhimento do enxoval, é possível atender com excelência os hóspedes?
Para evitar a falta de enxoval para hotel devido a atrasos na lavanderia ou qualquer outro fator que possa interferir, é essencial ter enxoval de hotel extra. Dessa maneira, nenhum quarto deixará de ser ofertado, ou feito a manutenção da forma que deve ser, por falta de itens como lençol, travesseiro e toalhas de banho para hotel.
Outro ponto de atenção é em relação às toalhas de banho para hotéis com piscinas e outras atrações aquáticas. É comum que, nos meses de calor intenso, haja uma procura maior por esses atrativos, ocasionando em uma demanda maior de toalhas e roupões. A hospedagem precisa estar preparada para essa situação.
Leia também: Por que oferecer roupão de banho no seu meio de hospedagem?
Abasteça o estoque de amenities
Assim como a roupa de cama e banho precisam ser adquiridas com antecedência se for identificada essa necessidade, deve-se verificar se há amenities para hotelaria em quantidade suficiente para atender a alta demanda de hóspedes, e se programar com o fornecedor, caso seja identificado que não é o suficiente.
Para se destacar da concorrência, o hotel pode oferecer amenities adicionais conforme o período de alta temporada. Para os meses de calor, o ideal é um frasco de protetor solar; para épocas frias, hidratante corporal para evitar o ressecamento da pele, são detalhes que impactam diretamente, na forma como o hóspede se sente acolhido.
Prepara-se para a alta temporada com a Profitel
No mercado há 6 anos, a Profitel é especialista em oferecer enxoval de cama, banho, decoração, amenidades e perfumaria, para meios de hospedagem.
São produtos de alta qualidade, produzidos com matéria-prima de primeira linha para encantar os hóspedes do seu hotel. Além disso, o estoque é à pronta-entrega, garantindo que os produtos sejam entregues o mais rápido possível.
Acesse o site da Profitel e conheça toda a linha de enxoval de cama, banho e amenidades para hotel!