Blog da Profitel

Tudo que você precisa saber sobre hospedagem e hotelaria

Enxoval Airbnb: como escolher?

Quarto de Airbnb com cama organizada com enxoval.

Toalha de banho, lençol e kit de higiene pessoal são itens básicos que devem fazer parte do enxoval para Airbnb. Neste post, entenda como ser um bom anfitrião ao escolher bem esses e outros itens para os seus hóspedes. 

Oferecer enxoval no Airbnb é essencial para criar a perfeita harmonia com seus hóspedes, e principalmente para demonstrar que aquele espaço foi preparado especialmente para recebê-los. Itens como lençol, toalhas e produtos de higiene pessoal são considerados produtos básicos e necessários.

Ao reservar um Airbnb, o hóspede quer encontrar um ambiente acolhedor, confortável e prático. Além disso, um lençol branquinho, uma toalha de hotel macia e cheirosa, fazem a diferença para uma noite de sono agradável e um banho relaxante, principalmente após um longo dia de passeios ou de reuniões.  

Com isso, a qualidade e atenção aos detalhes precisa ser a prioridade do anfitrião. 

Nesse sentido, oferecer um enxoval completo e bem cuidado irá proporcionar tranquilidade ao hóspede, por não precisar levar esses itens em sua bagagem — que estão cada vez mais caras nas companhias aéreas. 

Neste post, você aprenderá como escolher e montar um enxoval para Airbnb, capaz de agradar os hóspedes mais exigentes. Continue a leitura para saber mais! 

O que deve ter no enxoval do Airbnb?

Diversos itens de enxoval de Airbnb espalhados por um banheiro.

Conheça os itens básicos do enxoval para acomodações que todo anfitrião precisa oferecer ao hóspede. 

Roupa de cama

Um enxoval para Airbnb é composto por uma roupa de cama que primeiramente proporcione conforto e bem-estar ao hóspede.

Proporcionar uma boa noite de sono é essencial para fidelizar seu hóspede. Tenha em mente que independente da hospedagem ser por motivos de trabalho ou passeios, todos buscam um local que possam ter momentos de relaxamento e criar conexões.

Ao fazer o investimento na roupa de cama, o anfitrião deve-se atentar inicialmente à composição e a quantidade de fios do material que lhe esta sendo ofertado. A junção desses dois fatores serão responsáveis por você oferecer uma excelente noite de sono ao seu hóspede.

Hoje no mercado encontra-se uma variedade muito grande de tecidos, quantidades de fios e variação de fios, mas, todas elas estão ligadas a 2 materiais: algodão (fibra natural) e poliéster (fibra sintética), que formam tecidos 100% algodão, 100% poliéster e mistos (junção dos dois materiais).

Para uso em meios de hospedagens, o indicado é que o tecido seja misto, com no mínimo 60% algodão e 40% poliéster, com 180 fios. Isso porque esses produtos sofrem constantes lavações agressivas, e o mesmo precisa manter suas características originais e aparência de novo, para que o hóspede seja impactado com a cama bem montada e alinhada sempre.

Com esses cuidados na escolha da roupa de cama do seu Airbnb, seu objetivo de fidelizar clientes e alcançar as avaliações 5 estrelas será alcançado com muita facilidade.

A cama ideal é composta por:

Saia para box (se for o caso);

⦁ Travesseiros;

Protetores de colchão e travesseiros;

⦁ Lençol de baixo com ou sem elástico; 

⦁ Lençol de cima;

Fronhas

⦁ Edredom;

⦁ Capa de edredom;

⦁ Cobertor ou manta;

⦁ Cobre-leito ou colcha;

⦁ Peseira (opcional);

⦁ Porta travesseiro(opcional).

Como mencionado na lista acima, um ótimo enxoval de Airbnb, precisa de protetores. Os hóspedes podem derramar bebidas ou comida no colchão, pode haver crianças, mas, principalmente, a transpiração e o cabelo molhado. É desagradável o próximo hóspede chegar no quarto e encontrar o enxoval manchado. 

Nesse sentido, os protetores vão garantir que os itens fiquem preservados por mais tempo, além de diminuir a quantidade de lavagens e garantir durabilidade dos colchões e travesseiros de hotel

Se esses protetores forem impermeáveis, aumentará a eficácia e a proteção.

Leia também: Edredom: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Toalhas e roupão para Airbnb

Assim como a roupa de cama, as toalhas são de extrema importância em seu estabelecimento. 

Nessa parte do enxoval, você deve oferecer: 

Nesses itens, você vai encontrar uma grande variedade de gramatura, composição e tamanhos disponíveis no mercado. Sabemos então que esses detalhes vão impactar diretamente na experiência do hóspede ao utilizar as toalhas, então busque informações e ofereça itens de qualidade, com bom custo-benefício.

A gramatura é a medida de densidade das toalhas, sendo assim, é indicado que não escolha opções que possuem gramatura inferior a 350g/m², pois, a absorção não vai ser a esperada. No caso do piso, o ideal é que ele tenha uma gramatura superior em relação às toalhas, isso por o piso ser quem vai absorver toda a água após a saída do banho.

Já em relação à composição, o mercado disponibiliza duas opções: 100% algodão e mista (geralmente 90% algodão e 10% poliéster). A melhor opção em relação a custo-beneficio é a composição mista, que é mais resistente às constantes lavações que o produto vai sofrer.

Caso a acomodação ofereça piscina, banheira, hidromassagem ou outros atrativos aquáticos, também é interessante oferecer toalhas especificas para essa finalidade.

Outro item que vem ganhando cada vez mais espaço, e que vale o investimento, são os roupões.

Os hóspedes enxergam esse produto como um cuidado extra, principalmente se na acomodação tiver banheira, criando assim o ambiente perfeito para fazer aquela foto linda, e quem sabe ser presenteado com uma marcação da sua hospedagem nas redes sociais dos clientes, gerando assim um marketing sem custo e de alto impacto.

O roupão piquet é mais utilizado nas regiões mais quentes, enquanto o felpudo é ideal para regiões mais frias.

Além disso, priorize toalhas sem acabamentos em bordados ou outros detalhes em alto-relevo, para evitar machucados e alergias na pele do hóspede. 

Leia também: Toalhas de banho para hotel e pousada: como escolher?

Amenities para hotel

Você sabe o que são amenities para hotelaria? São pequenos frascos de itens de higiene pessoal e cosméticos básicos, oferecidos aos hóspedes gratuitamente. Ou seja, sabonete, shampoo, condicionador, sais de banho, entre outros.

Leia também: Como escolher os melhores sabonetes para hotel

Esses itens devem, sim, fazer parte do enxoval oferecido ao seu hóspede, afinal, além de proporcionar a comodidade do hóspede chegar no local e estar tudo pronto para tomar um bom banho relaxante, os amenities também são vistos como um mimo dos estabelecimentos para os hóspedes. 

O ideal é que cada hóspede receba um kit com as amenidades. Ademais, é necessário ter atenção quanto ao tamanho dos itens oferecidos, para se tornar viável para o responsável do meio de hospedagem. 

Avalie qual é o seu perfil de reservas, por exemplo, se seus hóspedes ficam mais tempo, o ideal é optar por frascos maiores. Mas, se suas reservas são de uma ou duas noites, o ideal é fornecer frascos menores, assim você evita que os produtos sejam desperdiçados e faz com que oferecer as amenidades não se torne um prejuízo. 

Além dos itens de higiene como shampoo, condicionador e sabonete, é possível oferecer também itens adicionais, como touca, sais de banho e até kits completos em embalagens diferenciadas. Os itens extras dependerão do orçamento do anfitrião, bem como o perfil da hospedagem e dos hóspedes. 

Tenha atenção também a qualidade dos produtos que vão ser disponibilizados, estamos falando de produtos de higiene que precisam de atenção, principalmente se for ofertado algo para as crianças também.

Leia também: Kit sais de banho: como usar na sua pousada?

4 dicas essenciais na hora de montar o enxoval para Airbnb

Amenities de enxoval de Airbnb em uma bandeja, com uma planta ao lado.

A seguir, separamos outras dicas para não errar na hora de montar o enxoval da sua hospedagem Airbnb.  

Atente-se aos tamanhos

Na hora de montar o enxoval, é fundamental se atentar ao tamanho dos lençóis, toalhas e outros itens que vão compor o seu Airbnb. Esse cuidado garante que os itens sejam usados com conforto pelos hóspedes, além de evitar o trabalho e o desgaste de ter que efetuar trocas com os fornecedores, custo excessivo de dinheiro, mas, principalmente, de não conseguir atender seus hóspedes com excelência por conta desse detalhe. 

Sua maior atenção deve ser ao tamanho da cama e do colchão ao comprar roupa de cama, no caso da cama ser de casal, comprar uma roupa de cama casal, por exemplo. Ademais, se for possível, tenha mais de um tamanho de toalhas e roupões para garantir a inclusão de hóspedes com diferentes biotipos.

Escolha o branco

Como já mencionado, as trocas de enxoval em Airbnb são feitas constantemente a cada saída de hóspedes, ou seja, os produtos vão passar por constantes lavações.

Por isso, quando investir no enxoval, é importante optar pela cor branca e por produtos que entreguem durabilidade e qualidade. Por mais que se pense o oposto, o branco é mais fácil de manter, já que as peças passam por processos com produtos químicos para retirada de manchas. Ainda, quando precisar fazer qualquer tipo de reposição nos itens, você encontra facilmente, sem ter que se preocupar com cores ou estampas especificas.

Ainda, por ser branco, esses produtos continuem apresentando suas características originais e com aparência de novo, e não de produtos desgastados, após as lavações.

Adquira enxoval na quantidade certa

A troca do enxoval será feita de acordo com o seu perfil de reservas, este que pode variar de acordo com a época do ano. 

Por isso, o anfitrião precisa adquirir quantidade suficiente para que a troca seja feita tranquilamente, sem ter nenhum apuro. 

Por isso, o ideal é que cada leito tenha no mínimo três trocas: um jogo em uso, um fica descansando, enquanto o terceiro está no processo de higienização. 

A quantidade correta não é necessária apenas para que o anfitrião tenha enxoval reserva, mas sim para aumentar a vida útil dessas peças. Isso porque a rotatividade e o descanso das peças fazem parte do processo para que o enxoval tenha uma durabilidade muito maior do que se tiver a quantidade exata de peças. 

O ideal para que o produto tenha maior durabilidade é que a peça descanse no mínimo 24 horas após a lavação. Esse tempo ajudará as fibras a se regenerarem, aumentando assim a vida útil dos produtos. 

Considere o clima da região

O clima da região impacta na escolha do enxoval para Airbnb. Por exemplo, uma casa em Salvador não necessita de um edredom super pesado, ao contrário de um apartamento no sul do Brasil. 

Por isso, é necessário adaptar todo o material do enxoval ao clima da região onde a hospedagem se encontra. Para locais frios, os tecidos mais pesados e felpudos são ótimas opções. Já nas regiões de clima quente, o recomendado são os tecidos leves e que facilitem a transpiração. 

Porém, a hospedagem também precisa ter um enxoval diferente do clima da região, para caso aconteça uma mudança repentina de temperatura, ou algum hóspede solicite algum item diferente do que está no quarto.

Monte o enxoval para o seu Airbnb com a Profitel 

Na hora de montar o enxoval para a sua acomodação no Airbnb, conte com o atendimento personalizado da Profitel. Somos especialistas em oferecer enxoval de cama, banho, decoração, amenidades e perfumaria para todos os segmentos de hospedagem. 

A Profitel trabalha com marcas renomadas no segmento hoteleiro, além de possuir a própria linha de produtos confeccionados com matéria-prima de alta qualidade. Tudo isso para entregar conforto, tranquilidade e luxo aos seus hóspedes. 

Acesse o site da Profitel e confira todos os itens que podem fazer parte do enxoval do seu Airbnb. 

Sobre o Autor

Jéssica Regina

Jéssica Regina

Jéssica Regina é apaixonada por tudo que está ligado ao mundo do e-commerce e do bem-receber em meios de hospedagem. Incansável e sempre muito curiosa, iniciou sua jornada no e-commerce há 5 anos. Escrever sempre foi uma paixão, e quando surgiu a oportunidade de criar e desenvolver o blog da Profitel, não pensou duas vezes e logo abraçou esse projeto. Seu objetivo é estar mais perto dos clientes, compartilhando dicas e informações que de fato colaboram para o desenvolvimento e crescimento de cada um.

Compartilhe:

Postagens relacionadas

Oferecer uma experiência de qualidade aos hóspedes vai além de bons serviços. Oferecer toalha de piscina é um grande diferencial, principalmente sendo uma toalha de qualidade, com o tamanho e espessura adequados, vai fazer toda a diferença. Entenda como selecionar a melhor toalha de piscina para hotel e garantir satisfação total.
Seja você um proprietário de um pequeno Bed & Breakfast, um anfitrião de Airbnb ou simplesmente deseja surpreender seus convidados em casa, saber como preparar um café da manhã de hotel pode fazer toda a diferença na experiência dos seus hóspedes.
A decoração com toalha de banho faz sucesso nas redes sociais e chama a atenção por seu caráter irreverente. Trazendo formatos como cisnes, elefantes, borboletas, navio, taça e até cachorro-quente, essas decorações podem ser feitas de forma rápida e são capazes de mudar completamente o clima do ambiente.
Confira as dicas especiais sobre como decorar apartamento para Airbnb para criar uma atmosfera única e cativante para os seus hóspedes.