O edredom é perfeito para os dias frios. Mas, para que o acessório cumpra bem esse papel, é necessário observar com atenção alguns pontos: como a quantidade de fios e composição do tecido.
O edredom é item fundamental para regiões mais frias, afinal, o aconchego e conforto térmico proporcionado pela peça, garante um sono tranquilo; é isso que seu hóspede procura. Para os meios de hospedagem, esse acessório ainda contribui para que a cama esteja sempre com um aspecto aconchegante e, como item decorativo no quarto.
Contudo, escolher um bom edredom demanda conhecimento, pois nem todas as opções disponíveis no mercado causam o impacto esperado na cama e também não proporcionam aquecimento e conforto, devido à composição do tecido.
Entenda melhor o tema neste post.
Qual o melhor tipo de edredom?
Como mencionado no início desse post, o edredom para hotel é um item mais pesado, que o torna perfeito para os dias frios. Mas, para que o acessório cumpra bem esse papel, é necessário observar e considerar algumas características.
Como a parte externa fica em contato com a pele, é importante que seja fabricado com um tecido de toque macio como o algodão. Contudo, há outros materiais disponíveis no mercado têxtil, mas de qualidade inferior.
Também é necessário observar o material utilizado no enchimento, pois é ele que vai garantir o conforto térmico dessa peça. O material mais utilizado em edredom na hotelaria é a fibra sintética, pelo apelo térmico, mas principalmente pelo seu custo-benefício. As plumas e penas também estão disponíveis no mercado, porém, no ramo de hotelaria, não é um material indicado, visto a complexidade em manter as características originais após as constantes lavagens.
Por fim, a quantidade de fios deve ser observada com atenção, quanto mais fios, mais conforto, maciez e quentinho será a peça. Com isso, as opções que possuem acima de 180 fios, são ideais para ser utilizada em meios de hospedagem.
Qual a diferença entre cobertor e edredom?
Apesar das duas peças serem usadas na cama, principalmente nos dias de temperaturas mais baixas, há diferenças entre cobertor e edredom, como:
- Cobertor: costuma ser felpudo, podendo ser feito de vários materiais, entre eles o algodão, o poliéster e a lã;
- Edredom: costuma ser mais suave ao toque e mais confortável que o cobertor.
Além disso, o cobertor não possui enchimento interno, e pode ser guardado com mais facilidade após a sua utilização. Enquanto o edredom é uma peça mais pesada justamente por ter enchimento interno, com isso, demanda espaço maior para guardá-lo no armário, por conta do volume.
Qual escolher para a acomodação: cobertor ou edredom?
A escolha vai depender do orçamento disponível, pois o edredom necessita de um investimento mais alto em relação ao cobertor. Ademais, o estilo da decoração e até mesmo a temperatura da região também devem ser considerados no ato da compra.
Para acomodações localizadas em regiões com climas definidos, as duas opções podem ser usadas de maneira intercalada: colocar edredom nos meses frios do ano, enquanto o cobertor pode ser usado no verão e na primavera.
Além disso, para acomodações premium, a melhor opção é o edredom, devido ao estilo mais sofisticado da peça, e o impacto que o mesmo causa na decoração do ambiente.
Saiba como escolher edredom para quartos de hotel
A seguir, veja outras dicas para escolher o edredom ideal para acomodações.
Tamanho
Na hora de escolher o edredom para sua acomodação, é importante atentar-se para o tamanho da cama na qual a peça será colocada. Isso impede que ele seja comprado no tamanho que não atende às suas necessidades.
No Brasil, as medidas mais comuns de colchão são:
- 088×188 – solteiro;
- 096×203 – solteiro king;
- 138×188 – casal;
- 158×198 – queen;
- 193×203 – king.
Material
O tecido precisa ser macio e confortável. Porem devemos ter em mente que este produto vai passar por constantes lavagens, então além de tudo, ele precisa ser resistente, para não comprometer a qualidade. Por isso, na hora da escolha, opte por tecidos que sejam 100% algodão ou que tenham algodão em sua composição.
Tecidos mistos, que possuem percentual de poliéster na composição são excelentes escolhas, pois a fibra sintética deixa o tecido mais resistente e ainda auxilia para que o mesmo não amasse tanto e a secagem seja mais rápida. Outro ponto de atenção é que o tecido possua tratamento anti-pilling e não forme bolinhas.
No mercado está disponível outros tecidos como microfibra e a malha, que são opções mais em conta, porém, um pouco menos confortáveis e duráveis. Nos dias frios, evite utilizar peças com tecidos de seda ou outro material frio.
A camada interna também precisa de atenção, lembre-se de verificar a gramatura da manta interna. Os edredons para hotelaria são geralmente fabricados com fibras sintéticas, pelo conforto térmico e custo-beneficio que o material proporciona.
Estilo do edredom
Além dos detalhes técnicos, a aparência também é importante. Afinal, essa peça tem apelo estético no quarto.
Quando falamos em cama de hotel, logo vem em mente aquela cama que abraça, que é clean, que remete ao aconchego e também a limpeza. Por esse motivo o indicado é usar o branco, principalmente pela facilidade na higienização do edredom.
Se optar por utilizar cores e estampas, escolha as claras, mas tenha em mente que com as lavagens a peça pode desbotar, o que vai fazer que você tenha que renovar com mais frequência esse item.
Quanto custa um edredom bom?
O preço de um bom edredom muda conforme as características citadas acima.
Geralmente o investimento para aquisição de edredom é mais alto, principalmente para um meio de hospedagem que adquire vários. Por isso é importante avaliar muito bem o custo-beneficio das opções, para que o barato não saia caro.
Na Profitel, empresa especialista em enxoval para meios de hospedagem, é possível encontrar ótimas opções para todos os tamanhos de cama, com valores acessíveis, e que realmente são para uso na hotelaria, com garantia de qualidade.
Como fazer a higienização dos edredons após o uso?
Por ser uma peça pesada e grande, pode parecer difícil higienizá-lo corretamente. Porém, com algumas dicas, é possível lavá-lo sem complicação. Caso a hospedagem não tenha estrutura adequada, o melhor é deixar a peça em uma lavanderia profissional.
A primeira dica é, se for lavar sozinho, tenha certeza que o edredom caiba perfeitamente na máquina de lavar. Caso tenha que forçar para que ele se acomode, não dê sequência, e leve-o até uma lavanderia especializada.
Pode até ser que ele caiba, mas como a máquina é pequena para ele, a manta interna será danificada, não vai acontecer a higienização completa, e ainda pode ocorrer de estragar a máquina com o peso do edredom molhado.
Em seguida, olhe a etiqueta do produto para verificar as informações de lavagem. Afinal, cada material exige determinados tipos de cuidados.
Os produtos químicos devem ser dosados com muito cuidado. O recomendado é colocar o sabão e o amaciante diretamente na água, já dissolvido, ao invés de utilizar o dispenser da máquina de lavar.
A peça deve ser seca em um local arejado. Caso a etiqueta permita e indique a temperatura correta, a peça pode ser colocada na secadora.
Após ser lavado e seco, o edredom está pronto para ser utilizado novamente. Evite deixá-lo em sacos à vácuo, pois pode danificar a estrutura dos fios e da manta interna.
Conheça os edredons da Profitel para meios de hotelaria
Após ler este conteúdo, você sabe quais as características de um bom edredom. Nesse sentido, a linha de edredom para hotelaria da Profitel tem como principal objetivo proporcionar um produto de qualidade e conforto aos hóspedes.
Nós oferecemos edredons para hotelaria em diversos tamanhos, composições e quantidades de fios. Todas as peças são confeccionadas garantindo resistência à lavanderia industrial, ou seja, duram por muito tempo. Acesse o site e confira a linha de edredom para hotelaria da Profitel.