Blog da Profitel

Tudo que você precisa saber sobre hospedagem e hotelaria

Saiba como escolher edredom para hospedagem

Cama de hotel com edredom branco em cima.

O edredom é o responsável por deixar a cama com aquele clima acolhedor, que proporciona ao hóspede a sensação de estar sendo abraçado pela cama, além de manter a temperatura corporal durante o descanso. Pode parecer fácil, mas, é necessário entender como escolher o edredom ideal para oferecer boas experiências.

Entender como escolher edredom é essencial para os administradores de meios de hospedagens. Afinal, a roupa de cama é responsável por proporcionar conforto aos hóspedes, acarretando fidelização de clientes e avaliações positivas. 

O edredom é muito utilizado para deixar o ambiente acolhedor. Por ser uma peça grande e volumosa, ela tem essa tendência, além de, claro, proporcionar isolamento térmico. 

Detalhes, inclusive como escolher edredom, são muito importantes para os meios de hospedagem em regiões de baixas temperaturas, pois, um edredom que não esquenta pode proporcionar uma péssima noite de sono ao hóspede. Para não correr riscos desnecessários, veja dicas a seguir!

Como escolher edredom para acomodações?

Aprenda, com as dicas a seguir, como escolher diferentes tipos de edredom para acomodação e encante os seus hóspedes. 

Edredons brancos dobrados ao lado de travesseiros.

Atenção ao tamanho do edredom 

Além de proteger do frio durante a noite, a peça também é utilizada para que a cama fique arrumada enquanto ela não está em uso. Por isso, é importante prestar atenção no tamanho do item antes de comprá-lo para sua hospedagem, para evitar gastos desnecessários com compra errada e garantir que ele fique perfeito visualmente.

Ademais, caso o seu meio de hospedagem tenha cama queen ou king, lembre-se que esses modelos são maiores que a tradicional cama de casal. Por isso, adquira o edredom específico para cada tamanho. 

Se você tem dúvidas sobre como escolher edredom na medida ideal, veja as dimensões dos principais modelos de cama utilizados no Brasil:

  • 088×188 – solteiro;
  • 096×203 – solteiro king;
  • 138×188 – casal;
  • 158×198 – queen;
  • 198×203 – king.

Observe a qualidade do edredom 

Nos meios de hospedagem, o edredom precisa ser higienizado com frequência. Por isso, na hora de escolher o enxoval para os hóspedes, é necessário prezar pela qualidade do material. 

Isso significa que mesmo sabendo que os edredons são itens mais caros, a partir do momento que você opta por investir nesse produto, deve-se escolher edredons duráveis, confortáveis e com ótimo acabamento, que não vão estragar com as constantes lavagens. Isso impede a troca constante do cobertor, por isso, atente-se à qualidade do tecido interno e externo. 

Atente-se ao tecido do edredom e também ao enchimento que possui. São esses itens que definirão a satisfação dos seus hóspedes. Prefira os tecidos externos que tenha algodão na sua composição. Eles são mais macios e facilitam a transpiração. 

O acabamento também precisa de atenção. Atente-se à costura, pois caso esteja mal feita, pode desfiar durante o uso e as lavagens, além de prejudicar a qualidade do enchimento. 

Um bom edredom também precisa ser confortável o suficiente para que o hóspede possa se movimentar tranquilamente enquanto dorme.

Saiba escolher o melhor material: poliéster, microfibra ou algodão

A microfibra, o algodão e o poliéster são os tecidos mais utilizados nessa peça do enxoval. Ademais, cada um tem características diferentes que podem influenciar diretamente na aprovação do item pelos seus hóspedes. Lembre-se: tudo é uma questão de fazer sentido para o seu negócio.

Confortável e macio, o edredom de algodão é muito comum, porém, para meios de hospedagem, o ideal é optar pelos tecidos mistos. Ou seja, aqueles que possuem algodão e poliéster em sua composição. Isso porque essa mistura de materiais é responsável por trazer mais resistência ao produto, não amassar tanto e secar com mais agilidade. 

O tecido de microfibra pode ser fabricado com fibras sintéticas de poliéster, acrílico ou poliamida. Esse modelo é fácil de guardar, é leve e não amassa. O isolamento térmico vai ser relativo à gramatura do tecido. 

Já o poliéster é um tecido sintético, confeccionado com polímero, termoplástico e etileno. Esse material é resistente, ou seja, não desfia ou desbota com facilidade. Contudo, não tem o conforto e maciez das opções anteriores.  

O ponto positivo é que as três opções são hipoalergênicas. Dessa maneira, a escolha do tecido para o edredom dependerá do orçamento e da intenção proposta para os hóspedes. 

Independentemente da opção, é necessário ter atenção ao fornecedor do edredom, pois, o mesmo pode desfiar ou formar bolinhas caso o tecido não seja ideal para suportar as constantes lavações. 

Opte por edredons de tons claros 

Como apontado anteriormente, o edredom para hotel precisa ser higienizado com bastante frequência. Dessa maneira, se o edredom não for fabricado para resistir aos processos de lavação, a peça estampada ou colorida irá desbotar facilmente, impactando na estética do edredom.  

Por isso, o recomendado é escolher edredom branco. Ou se optar por utilizar alguma cor, escolher por tons claros. Além de criar um ambiente clean, as cores claras passam a impressão de limpeza e contribuem para criar um ambiente confortável e tranquilo para uma boa noite de sono. 

No entanto, reforçamos a importância na utilização da capa de edredom, independente do tecido, tamanho ou cor.

A capa para edredom será responsável por manter a sua aparência de novo por muito mais tempo, visto que quem precisará ser higienizada é a capa. Com isso, o edredom, além de não sofrer as lavações constantes, ainda se mantém protegido contra ácaros. 

Leia também: Por que utilizar capa de edredom?

Adquira edredom para hospedagem em boa quantidade

O recomendado é adquirir três edredons para cada cama: um estará em uso, enquanto outro estará lavando e o terceiro estará descansando após a lavagem.

Alguns hotéis adquirem edredons para o verão e inverno, fazendo a alternância conforme a estação. Caso seja possível, o ideal é ter às duas opções, afinal, o edredom é uma peça luxuosa e confortável. Porém, o meio de hospedagem pode trocar o edredom de verão por uma manta de microfibra macia e quentinha. 

Leia também: Manta de microfibra fleece ou flannel: qual escolher?

Como escolher enchimento de edredom?

O enchimento fica entre as duas camadas de tecido e é o principal responsável pela função térmica. Seja sintético ou natural, é preciso ter atenção a esse detalhe na hora de escolher o edredom para o hotel. 

As peças com enchimento sintético, como os feitos de poliéster e manta siliconada, apresentam um valor mais em conta. Esse material é hipoalergênico e pode ser higienizado normalmente na máquina de lavar. 

Outra boa opção é a fibra sintética, com bom custo-benefício e oferece um ótimo isolamento térmico. 

Já o edredom com enchimento natural costuma ser encontrado em material nobre, como plumas e penas. Esse tipo de peça é mais confortável e garante maior isolamento térmico que o anterior. No entanto, esse tipo de material pode causar alergias. Evite utilizá-lo para quartos infantis. 

Ao optar por essa opção, também tenha em mente que as características do edredom podem ser danificadas devido às várias lavagens — que precisarão ser realizadas a seco. 

Quantos fios tem um edredom bom?

Para saber como escolher edredom, também é importante ter em mente a quantidade de fios que está presente no tecido exterior do edredom.

Como mencionamos anteriormente, o tecido com mistura de algodão e poliéster são os mais indicados para hotelaria. Nessa composição é possível encontrar uma vasta variedade de quantidade de fios, e o indicado é que não seja abaixo de 150. 

Isso porque quanto maior a quantidade de fios, mais confortável e macio é o edredom.

O mais comum é encontrar edredom com 180 fios, porém, há opções com 800 fios ou mais disponíveis no mercado. 

Mas, vale lembrar que o edredom com mais fios não é o mais resistente. No ato da compra se atente aos detalhes de cada opção, a proposta e a necessidade do seu meio de hospedagem.

Onde comprar edredom para hotel?

A Profitel é uma empresa especializada em oferecer itens de enxoval para meios de hospedagem. Nesse sentido, a linha de edredom para hotelaria proporciona aos hóspedes produtos de qualidade, confortáveis, macios e de fácil manuseio no dia a dia.

Se você procura por boas peças, que vão ajudar na fidelização dos seus clientes, a Profitel é o lugar ideal. Acesse nosso site para conferir!

Fornecemos edredons para camas de solteiro, casal, queen e king. Todos os produtos podem ser encontrados em diferentes quantidades de fios, tecido e gramatura. Todos são confortáveis e resistentes as lavagens industriais. Acesse o site e conheça toda a linha de edredom da Profitel.

Sobre o Autor

Jéssica Regina

Jéssica Regina

Jéssica Regina é apaixonada por tudo que está ligado ao mundo do e-commerce e do bem-receber em meios de hospedagem. Incansável e sempre muito curiosa, iniciou sua jornada no e-commerce há 5 anos. Escrever sempre foi uma paixão, e quando surgiu a oportunidade de criar e desenvolver o blog da Profitel, não pensou duas vezes e logo abraçou esse projeto. Seu objetivo é estar mais perto dos clientes, compartilhando dicas e informações que de fato colaboram para o desenvolvimento e crescimento de cada um.

Compartilhe:

Postagens relacionadas

Oferecer uma experiência de qualidade aos hóspedes vai além de bons serviços. Oferecer toalha de piscina é um grande diferencial, principalmente sendo uma toalha de qualidade, com o tamanho e espessura adequados, vai fazer toda a diferença. Entenda como selecionar a melhor toalha de piscina para hotel e garantir satisfação total.
Seja você um proprietário de um pequeno Bed & Breakfast, um anfitrião de Airbnb ou simplesmente deseja surpreender seus convidados em casa, saber como preparar um café da manhã de hotel pode fazer toda a diferença na experiência dos seus hóspedes.
A decoração com toalha de banho faz sucesso nas redes sociais e chama a atenção por seu caráter irreverente. Trazendo formatos como cisnes, elefantes, borboletas, navio, taça e até cachorro-quente, essas decorações podem ser feitas de forma rápida e são capazes de mudar completamente o clima do ambiente.
Confira as dicas especiais sobre como decorar apartamento para Airbnb para criar uma atmosfera única e cativante para os seus hóspedes.